A PAIOL Engenharia é uma empresa de consultoria em engenharia elétrica baseada em SP (Paulínia), com mais de 10 anos de atividade, que coloca à disposição dos clientes uma ampla linha de serviços, especialmente nas áreas de Sistemas de Aterramento e de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Possuímos especial qualificação na área de estudos e projetos de sistemas de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas, com participação ativa nos comitês de normalização da ABNT/COBEI.

Para a elaboração de estudos de aterramentos e interferências utilizamos o pacote computacional MultiGroundZ, desenvolvido pela Safe Engineering Services & Technologies Ltd., de Montreal/Canadá.

Além da prestação de serviços de engenharia, apresentamos cursos de especialização em diversas áreas da engenharia elétrica, ministrados pela nossa equipe e por consultores associados. Estes cursos, em permanente processo de atualização, são também utilizados para qualificar o corpo técnico da empresa e demonstram a capacitação da mesma nas suas áreas de atuação.

A PAIOL Engenharia, ao longo de mais de dez anos de atuação no estado de São Paulo, tem participado de um número significativo de empreendimentos junto a parceiros de importância no cenário nacional e também no exterior, como pode ser constatado na relação dos principais serviços executados - ABB (Suécia); hydroÁysén (Chile); CESI (Itália); Siemens (Alemanha); CSEPDI (China), Isolux (Espanha).

PACOTE COMPUTACIONAL MULTIGROUNDZ

O programa MultiGroundZ é desenvolvido pela SES - Safe Engineering Services & technologies ltd (www.sestech.com), empresa canadense de pesquisa fundada em 1978 pelo Prof. Farid P. Dawalibi, desenvolvedora do pacote computacional CDEGS - Current Distribution, Electromagnetics, Grounding and Soil Structure Analysis.

Este programa, específico para estudos de sistemas de aterramento e de proteção catódica e análise de campos/interferências eletromagnéticas (EMF/EMI), permite a modelagem e a simulação de problemas envolvendo a circulação de correntes fora dos condutores fase em redes de energia.

Este programa é especialmente adequado para o estudo de malhas de subestações de grande porte e de instalações industriais, em virtude de ser capaz de modelar a impedância longitudinal dos condutores das malhas, que neste caso serão não equipotenciais, já que será considerada a queda de tensão no âmbito da própria malha, quando da ocorrência de uma falta para a terra. O programa permite também a simulação de “malhas flutuantes”, que não estão galvanicamente interligadas à malha principal, mas que se encontram acopladas resistivamente.


O núcleo do programa MultiGroundZ é baseado nos seguintes módulos de aplicativos:

  • RESAP - interpretação de medições de resistividades do solo realizadas pelos arranjos de quatro estacas Wenner, Schlumberger e Genérico, e estratificação do solo em modelos complexos - multicamadas horizontais, verticais, hemisféricas ou cilíndricas;
  • MALT - simulação de múltiplas estruturas condutoras ideais (de resistência longitudinal nula, o que significa malhas equipotenciais), energizadas por injeção de corrente ou aplicação de potencial, elaborando cálculos de resistências de aterramento e mapeamento de potenciais nas estruturas e/ou no solo (absolutos, de passo e de toque);
  • MALZ – semelhante ao MALT, porém considera malhas reais (constituídas por condutores com impedância longitudinal, que podem ser nus ou isolados), e admitindo energização por correntes ou tensões em qualquer frequência (até a ordem de MHz), calculando, também, a distribuição de correntes nos condutores da malha e campos magnéticos acima do solo;
  • FCDIST – cálculo da distribuição das parcelas de corrente de falta pelos componentes do circuito terra, considerando a impedância dos cabos para-raios e/ou de blindagens de cabos de energia, assim como os efeitos dos acoplamentos indutivos dos mesmos com entre a fase em condição de falta;
  • SES-Shield – para estudos de blindagem de subestações contra quedas diretas de raios.

Além deste núcleo computacional, o programa possui diversos outros módulos de apoio, para a entrada de dados, cálculo de parâmetros elétricos (ampacidade de condutores, potenciais de passo e de toque máximos toleráveis etc.) e geração de relatórios e gráficos.

A licença do uso do programa MultiGroundZ pela empresa PAIOL Engenharia pode ser conferida no site www.sestech.com ou no link: http://www.sestech.com/Spanish/Home/PartialUserList.htm

Todos os direitos reservados © Paiol Engenharia

Desenvolvido por: Z.Mídia

Scroll to Top